segunda-feira, 16 de junho de 2014

Como lidar com a Solidão?


O que é a solidão?

Em recente pesquisa do IBGE mostra que o numero de brasileiros que vivem sozinhos em um domicilio chegou a 13,01% da população.
 Porque isto esta acontecendo? Será que as pessoas estão se cansando umas das outras? Ou será que o medo terrível de se depararem com uma idade madura sem uma companhia os leva a decisões errôneas com consequências futuras? São muitas as perguntas e poucas as respostas, mas o fato é que a solidão esta sem duvida alguma vem aumentando muito em nossa sociedade. Talvez pelo fato de querermos conhecer e decifrar demais as outras pessoas e não conhecermos absolutamente nada de nós mesmos! Isso mesmo! Somos totalmente desconhecidos de nós mesmos.
 Muitas vezes você pode estar rodeado de pessoas, ser o (a) mais popular do seu trabalho ou da escola, contar as melhoras piadas e ao mesmo tempo ser um (a) enorme solitário (a) sem ao menos se dar conta disso! Pessoas com este tipo de solidão procuram refúgios até mesmo com o uso da tecnologia moderna com excessos. Ao chegar a sua casa não conversam com ninguém imediatamente correm para a Tevê ou computador isolando-se totalmente de todos que estão a sua volta. Este e o pior tipo de solidão, pois nem mesmo o solitário percebe. É claro quem nem todos os usuários desta tecnologia estão enquadrados nesta situação, mas sempre devemos analisar muito bem o motivo de cada atitude nossa exercitando desta forma o autoconhecimento.
 A sociedade instituiu um rótulo preconceituoso para as pessoas que vivem sozinhas, essas pessoas são imediatamente julgadas como antissociais, e os comentários são os mais variados tais como: “Ninguém suporta viver com ele (a)”! “Se fosse coisa boa não estaria sozinho (a)”! Miseráveis e ignorantes tentam encobrir sua covardia e incapacidade de enfrentar seus obstáculos atacando aqueles que estão sozinhos, por vezes feridos e indefesos. Motivo pelo qual se criou um monstro terrível temido por todos chamado “solidão”. Tão temido que muitos são capazes de viver por anos uma relação, dormirem na mesma cama, criar filhos, tudo sem amor, simplesmente pelo fato de terem dentro de si medo e horror de um dia ficarem sós!
 Os efeitos da solidão em pessoas que não estão preparadas para tal tipo de situação são os mais variados. Por exemplo, em pessoas que foram casadas e se separaram: Surge primeiramente uma terrível angustia auto depreciação e insegurança, pensamentos de que nada vale a pena, nunca será amado (a) por ninguém e que seus sonhos nunca se realizarão. Mas isso “NÃO É VERDADE”! Lembre-se quando tudo começou em seu relacionamento, havia planos, sonhos, amor e a certeza que tudo daria certo! Se não deu, aprenda com os erros e tente novamente, pois não faltarão oportunidades!
 Não se culpe pela sua solidão! Não procure defeitos em você, nem se intitule como causador (a) de um desastre! A solidão é algo natural, faça dela sua aliada. Procure se autoconhecer, converse mais consigo mesmo (a), pondere as situações que lhe são apresentadas, monte uma estratégia para sua vida onde o amor, a verdade possam ser compartilhadas não só com outras pessoas, mas também consigo mesmo (a).
 O autoconhecimento e a valorização interior são as melhores técnicas para se conviver com a solidão. Faça dela sua companheira, não a encare como um monstro ou como uma punição pelos seus pecados ou erros. Encare-a como uma opção de vida que um dia você escolheu por algum motivo e que hoje você esta melhor do que se estivesse naquela situação do passado! Não dê ouvidos aos hipócritas que nada sabem da vida e nem mesmo sabem quem são! Ouça a si mesmo! Ouça aquela voz interior que sempre lhe diz que você é especial e capaz, mas que nem sempre ouvimos por estarmos ocupados em pensar em outras pessoas!
 Pense primeiro em você, faça todos os dias um exercício de autoconhecimento conversando consigo mesmo (a) e analise suas duvidas, seus medos, seus planos, colocando todos eles em uma mesa na sua frente e dizendo: - “EU SO CAPAZ DE SUPERA-LOS E ADMINISTRA-LOS”! POR QUE ME AMO E QUERO O MELHOR PARA MIM!

Marcos C. Dutra – Escritor e Poeta.

Lançamento do Autor Adquira o seu no link ; 
https://www.clubedeautores.com.br/book/165911--Amor_Verde_Oliva#.U58dsPldXl9


  "AMOR VERDE OLIVA"

Nenhum comentário:

Postar um comentário